quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Melhor Bartender do Ano



Melhor Bartender do Ano: 2011




 

 


Maria das Dores Bento
Bartender de Salvador/BA



Em breve
Bartender do Ano 2012




HOMENAGEM A MELHOR BARTENDER DO ANO



Creio eu, ainda não inventaram um lugar melhor para que possamos retornar novamente a nossa sintonia, após mais um dia exaustivo de trabalho duro, do que ao redor de um balcão ou mesa de Bar ou Restaurante. Ou isto é algo natural na vida do ser humano ou temos milhões de malucos em todos os cantos do planeta que fazem esta loucura de desintoxicação quase que diariamente!



Isto ocorre em nosso dia a dia na cidade onde moramos, trabalhamos ou simplesmente durante as nossas viagens a negócios ou passeios. A nossa melhor memória é sempre a enogastrônomica, por mais fotografias ou outras lembranças que possamos trazer em nossas bagagens de volta, ficará sempre vivas em nossa memória, aquele lugarzinho onde apreciamos um prato diferente ou tomamos aquela bebida com gosto único daquele lugar!



Quando o viajante chega a qualquer lugar pela primeira vez é bastante comum descer ao Bar do Hotel ou Restaurante ou mesmo perguntar onde tem um Bar ou Restaurante por perto com boa comida e bebida. O simples pedido de uma bebida já é motivo para puxar papo do visitante com o nativo local.

Outro dia li na internet que finalmente os cientistas chegaram a uma conclusão fantástica sem a qual a humanidade poderia desaparecer totalmente... “Quem nascera primeiro? O Ovo ou a Galinha”? Creio que com isto posto, vou fazer um pergunta que me intriga muito também, como Bartender que sou, “Quem surgiu primeiro, a Bebida ou o Bar”? Todos irão me responder com toda a certeza que sem bebida não haveria Bar. E estou quase de pleno acordo sobre esta situação, não fosse outra dúvida cruel, qual é o prazer de beber sem companhia? Portanto, em minha opinião penso que a bebida foi criada primeiramente, mas, como no caso da galinha e do ovo, a bebida também não teria tanta importância em nossas vidas, caso não existissem os Bares e Bartenders nossos de cada dia, e um não teria sentido em existir sem o outro!



Não sei se já pararam para pensar nisto,claro que pode ser filosofia de Boteco,quão sem graça seria um Bar sem ninguém por detrás do balcão? Seria como uma sala de cinema sem projeção? Imagino que seria apenas uma tela branca e inexpressiva e sem graça num imenso salão.



O Bartender representa para todos os apreciadores de uma boa bebida e de um bom bate papo, e falo genericamente de todos os tipos e preferências por bebidas e não falo somente das alcoólicas, aquele diferencial que só conseguimos encontrar por lá, pois a mesma bebida em sua casa tem outro gosto!



O Bartender é como aquele Artista que gostamos de ver atuando, o Mestre com quem podemos compartilhar nossas vidas, alegrias e tristezas ou simplesmente a companhia perfeita para aqueles momentos de pura “reflexologia de lavantamento copistíco” diário!



Ele é o Cara, com disse certo Presidente norte americano sobre seu colega brasileiro! Ele é aquele que tudo vê... mas, nada enxerga...Aquele que tudo ouve...mas, nada escuta...Aquele que tudo sabe...sobre seus amigos do Bar...mas, nada fala para ninguém!



Filosofia de Bar ou embriaguez momentânea, não existe uma maneira mais objetiva de homenagear este Profissional que faz muito mais do que simplesmente servir bebidas ou criar misturas para compor novas receitas de Coquetéis como imaginam alguns.



Ele é o nosso Conselheiro momentâneo, o Guia Turístico não incluso nos pacotes de viagens e de boas vindas, o Psicólogo que nunca consultamos ou um novo Amigo conquistado quando visitamos um lugar diferente. Ele sempre será um “Ombro Amigo” naqueles momentos em que simplesmente precisamos que nos ouçam sem nada dizer ou comentar. Aquele que nos vê, olhando em nossos olhos, sem nos enxergar mesmo estando a nossa frente. Aquele que não queira saber quais são nossas preferências ou condições emotivas.



Este sempre será reconhecido como o nosso Amigo, o Bartender!





Paulo Avelino Jacovos
1º Secretário da ABB





Nenhum comentário:

Postar um comentário