domingo, 14 de novembro de 2010
Humor
domingo, 24 de outubro de 2010
Drink da Semana

Maria Sangrenta Autor: Jairo Alvin da Gama Ingredientes:
Método: Batido |
domingo, 1 de agosto de 2010
Drink da Semana

Classificação dos Coquiteis
Drinks - Classificação |
Os coquetéis são classificados:
- Modalidades
- Categorias
- Grupos ou Família
MODALIDADES
BATIDOS: Devido a diferença de densidade dos ingredientes necessitam ser batidos na coqueteleira (shaker) ou no liqüidificador para que possam se misturar de maneira uniforme.
MEXIDOS: Para fazê-los, usa-se o copo misturador (mixing glass) e a colher bailarina. Esta modalidade de coquetel é sempre feita com bebidas de densidades semelhantes, devem ser servidos gelados em taça de coquetel, porém sem pedras de gelo.
MONTADOS: São feitos nos próprios copos onde são servidos. Alguns desses coquetéis exigem habilidade do profissional, pois seus ingredientes não devem se misturar, devem ser montados uns sobre os outros (cores diferentes) sendo que as mais densas devem ser colocadas primeiro.
CATEGORIAS
SHORT DRINKS: São servidos em copos pequenos como cálice, taça de coquetel, copo "old fashioned".
Os short drinks secos e/ou ácidos são aperitivos. Os short drinks doces e/ou cremosos são digestivos. Eles são considerados os "verdadeiros coquetéis".
LONG DRINKS: São refrescantes, feitos com água, soda, sucos, refrigerantes, ou espumantes e servidos em "tumbler longos", geralmente com bastante gelo. Esta categoria não deve ser oferecida para se tomar antes ou depois das refeições, a não ser que o cliente peça. Os long drinks são ótimos para serem tomados em dias quentes, na praia ou piscina, após a prática de esporte e em festas.
HOT DRINKS: São feitos com bebidas quentes tais como: café, chás, chocolates e água, servidas com ou sem álcool. São bebidas estimulantes,
revigorantes, servidos normalmente no inverno e em copos para "toddy" (copos de vidro refratário e com alças).
GRUPOS E FAMÍLIA
COLLINS: Long. Drink montado, preparado com suco de limão, açúcar, club soda e o destilado. Ex.: Tom Collins.
EGG NOGS: Coquetéis nutritivos feito a base de leite, açúcar, ovos, canela ou noz moscada e às vezes vinhos fortificados. Podem ser frios ou quentes. Ex.: French Egg Hot, Boston Egg Nog.
FIZZES: "Fizz" = Efervescência. São preparados com açúcar, limão, soda e muito gelo. Todos os ingredientes devem ser batidos e completados com soda. São tônicos, calmantes e altamente refrescantes. Ex.: Gin Fizz.
FLIPS: São muitos nutritivos, feitas a base de gema de ovo, vinhos generosos e as vezes açúcar e pulverizados com noz moscada ou canela. Ex.: Porto Flip.
GROGS: São servidos sempre quentes. São feitos com água fervendo, açúcar e rodela de limão espetados com cravo e sobre o limão coloca-se o destilado e ateando fogo em seguida. Geralmente os destilados são da família do brandy. Ex.: Grog de Calvados ou Grog de Kirsch.
HIGH BALLS: Long Drink, bebida destilada com gelo completado com soda ou ginger ale e um zest de limão. Ex.: Scotch "highball".
JULEPS: Long Drink, feito com hortelã macerada com açúcar servido com
qualquer destilado, geralmente whisky e gelo picado. Ex.: "Mint Julep".
POUSSE CAFÉ: Origem francesa. Preparado com licores, destilados e xaropes. Deve-se saber a densidade das bebidas pois são feitas em camadas e não devem se misturar. Ex.: "Imperial Pousse Café".
SLING: Long Drink preparados com limão, açúcar, um destilado, um licor e completados com soda.
SMASHES: Smash = esmagar. Se preparam em copo old fashioned com hortelã esmagada com açúcar acrescido de gelo, um destilado e decorado com rodela de laranja, cereja e casca de limão. Ex: Rum Smash.
SOURS: Sour = ácido. São sempre batidos com um destilado, suco de limão e açúcar e às vezes com um pouco de clara de ovo.
FRAPPEE: Feitos com gelo moído e servido, geralmente em taça de cognac com um licor.sábado, 17 de julho de 2010
A mais brasileira de todas

"Quando o Brasil criar juízo e se tornar uma potência mundial, será a cachaça e não o whisky a bebida do planeta" - Sobral Pinto - Jurista
A cana de acúcar foi cultivada pelos egípcios, gregos e povos do Oriente Médio. Na América, a cana chegou por Cristóvão Colombo, que trouxe as primeiras mudas para São Domingos, República Dominicana, em 1493, em sua segunda viagem à America.
Há indícios de que a planta já era cultivada no Brasil antes da chegada de Cabral. Oficialmente o ingresso das primeiras mudas no país, trazida da ilha da Madeira pelos portugueses, no ano de 1534, se deu por São Paulo, estendeu-se para a Bahia, Rio de Janeiro e se consolidou como lavoura comercal em Minas Gerais.
A Destilação
Cachaça
Na nova colônia de Portugal, os primeiros colonizadores apreciavam a bagaceira e o vinho português.
Como os portugueses, que eram donos dos engenhos, conheciam o processo de produçãoda bagaceira, trouxeram de Portugal alambiques de barro que utilizavam na destilação de mesma e começaram a destilar a "Cagaça" fermentada, e foi daí que surgiu o nome Cachaça.
Tipos de Cachaça: Industrial e de Alambique
A cachaça é produzida através de dois processo bastante distintos:
- Industrial
Após a destilação se processa em Grandes Colunas de destilação, construídasem aço inox, e não há a separação da cabeça e cauda, mas a destilação continua, o que permite grande rendimento de produto, mas sem a qualidade de um destilado fino. O pocesso é o mesmo da destilação do álcool carburante.
Portanto a cachaça industrial obtém no mercado preços bem menores por ser um produto de qualidade inferior.
- De Alambique
Produzida em engenhos ou pequenas Destilarias Artesanais, também chamadas Alambiques.
Neste processo, utiliza-se a cana-de-acúcar cortada à mão, selecionada, sem a queima das folhas, apenas se faz a desfolha manualmente. A produção neste sistema é sempre em pequenas quantidades, isto é, de até 5000 litros/dia , sedndo que a média fica pro volta de 1500 a 1800 litros/dia.
Os alambiques são sempre de cobre, similares aos usados para o conhaque, e utilizam o fogo direto ou vapor para o aquecimento . No processo de destilação é decisiva a intervenção do homem, que deve ser um profundo conhecedor do processo, e qual controla pessoalmente todo o ciclo.
No sistema de destilação artesanal, são separados os primeiros 10% que se chama "cabeça", aproveitados pro volta de 80% que se "coração" ou a parte nobre do destilado e desprezado os 10% restantes que denominamos "cauda". Assim obtemos um destilado nobre, refinado e de grande valor no mercado, que é denominada a "CACHAÇA DE ALAMBIQUE". Algumas cachaças desta categoria, mesmo no Brasil chegam a valer 100 dólares por garrafa.
A cachaça poderá ser consumida branca, isto é, jovem como saiu do alambique, ou envelhecida, após passar algum tempo ( no mínimo, um ano) em barris de madeira que poderá ser carvalho (importado) ou outras madeiras nobres, de origem brasileira.
- Envelhecida
Recomenda-se para ser consumida como aperitivo, pura me cálice próprio, acompanha petiscos, ou no happy hour, ou ainda na misturada com Coca-Cola, surgindo daí o famoso "Samba", muito conhecido no Brasil (150ml de cola, 50ml de cachaça, gelo à vontade e uma rodela de limão), servido em copo long drink.
O envelhecimento da cachaça traz à mesma, mais qualidade, amadurece, arredonda e bonifica o paladar da mesma passando a ser um destilado envelhecido nobre e genuíno.
A madeira utilizada para o envelhecimento pode ir do carvalho, o mesmo que envelhece o whisky, o conhaque ou a grappa, até as madeiras de origem brasileira, como amburana, bálsamo, jequitibá, grapia, etc...
Cada tipode madeira tem uma característica própria e dá uma personalidade a cada uma das cachaças envelhecidas. O que agrada ao paladar de um pode não agradar a outro e assim sucessivamente.
Portanto, só provando, sempre moderadamente, é que podemos conhecer e escolher a cachaça que nos agrada mais.
segunda-feira, 12 de julho de 2010
Mandamentos do Bartender
MANDAMENTOS DO BARTENDER
I -- O BARTENDER É UM ARTISTA, E A COQUETELARIA É UMA ARTE, BASEADA NA MISTURA DE ESPÍRITO, sabor, aroma, COR E ALEGRIA.
II -- A MISSÃO DO Bartender e ALEGRAR SEUS AMIGOS E CLIENTES, E NUNCA embriaga-LOS.
III -- FAÇA SEU AMIGO DO CLIENTE, E NÃO DO AMIGO APENAS MAIS UM CLIENTE.
IV --NUNCA Ofereça BEBIDA SEM UMA MISTURA-LA COM UM SORRISO.
V -- O BARTENDER É O PROFISSIONAL QUE TUDO VÊ, TUDO ESCUTA, MAS NADA SABE DE SEUS AMIGOS.
VI -- SEJA O MAIS LIMPO, O MAIS ELEGANTE, O MAIS CORDIAL, O MAIS FINO,
VII -- NÃO FAÇA Trapaças COM AS BEBIDAS, NEM BRINQUE COM A CONFIANÇA DE SEUS AMIGOS, SIRVA PARA ELES SEMPRE O MELHOR.
VIII -- SEJA PACIENTE COM SEUS AUXILIARES, Ensine OFICIO COM O SEU AMOR E NUNCA OS ENGANE.
IX -- MANTENHA ACESA A CHAMA DA SOLIDARIEDADE PROFISSIONAL E NÃO PERMITA QUE A NINGUÉM QUEBRE EM MOMENTO ALGUM.
X -- SINTA O ORGULHO DE SER BARTENDER, MAS FAÇA POR merecer SER CHAMADO DESTE TÍTULO.
DIGNIDADE NÃO CONSISTE
ARISTÓTELES - PENSADOR GREGO
sexta-feira, 9 de julho de 2010
Drink da Semana

|
quarta-feira, 7 de julho de 2010
Para quem mim fez o pedido do Drink com gim

|
Falando um pouco sobre o Gim

O Gin é produzido a partir de vários cereais: milho, trigo, cevada e centeio. Pode incluir melaço e arroz. São-lhe adicionadas bagas de zimbro (elemento indispensável à quase totalidade dos Gins).
Normalmente, os Gins não são envelhecidos. No entanto, nos Estados Unidos da América, o Gin é envelhecido em cascos de madeira, obtendo uma cor amarelo-pálido (Golden Gin).
domingo, 4 de julho de 2010
Coquitel da Semana
